Postulado 1: Os Quatro Pilares

casa

Nossa vida pode ser comparada a uma casa, e a felicidade é o telhado que protege essa casa. A felicidade nos dá força e coragem para suportar as tempestades da vida. Para sustentar o telhado da felicidade são necessários quatro pilares.

Os Quatro Pilares que sustentam a felicidade são:

  1. Saúde Física,
  2. Saúde Mental,
  3. Saúde Emocional / Afetiva,
  4. Realização Pessoal / Profissional.

Sem qualquer um destes pilares, um ser humano não consegue ser plenamente feliz. Sem o telhado da Felicidade não temos forças para suportar as dificuldades e tribulações da vida. Os problemas que aparentemente parecem pequenos vão crescendo cada vez mais tornado-se insuportáveis.

Podemos dividir esta busca de felicidade em várias categorias:

  1. Bens materiais 
    1. A compra de um carro novo,
    2. Uma casa própria, ou uma casa no campo ou na praia,
    3. Uma roupa nova,
    4. Um sapato novo,
    5. Um Livro, CD ou DVD,
    6. Um celular novo,
    7. Comer e beber coisas gostosas,
    8. Ter uma vida saudável.
  2. Entretenimento:
    1. Assistir filmes e séries,
    2. Sair com amigos,
    3. Jogar jogos,
    4. Praticar esportes,
    5. Ir a um parque, teatro ou cinema,
    6. Uma viagem de férias para um lugar que gostamos muito,
    7. Ir a uma religião, ou filosofia que nos traga paz interior.
  3. Relacionamentos:
    1. Conversar com pessoas,
    2. Fazer Amigos,
    3. Sair com os amigos,
    4. Visitar alguém que gostamos,
    5. Encontrar alguém para um relacionamento afetivo.
  4. Trabalho:
    1. Ter uma profissão que nos traga realização e propósito na vida,
    2. Fazer um trabalho voluntário,
    3. Dedicar-se a um negócio próprio,
    4. Estudar algo que gostamos muito,
    5. Ensinar algo para alguém que precisa de ajuda.

Os itens citados acima podem ser comparados e peças que sustem os Quatro Pilares da Felicidade. Não necessariamente uma pessoa precisa de todas as peças para manter um pilar de pé, mas geralmente uma única peça não é suficiente para manter um pilar forte. Esta lista de coisas não engloba todas as coisas que podem contribuir para uma vida feliz, mas é suficiente para termos uma idéia geral.

Todos os itens citados acima contribuem para que tenhamos uma vida saudável e feliz,  porém todos eles devem fazer parte de nossa vida de forma equilibrada. O Equívoco que muitos de nós cometemos é acharmos que a felicidade está em viver apenas um, ou alguns destes itens que são apenas peças que formam algo maior, que é um pilar.

Quando transformamos qualquer uma destas atividades em algo compulsivo ou obsessivo, nos tornamos escravos das coisas que deveriam contribuir para nossa felicidade. Quando isso acontece, o processo se inverte. As coisas que deveriam contribuir para a nossa felicidade começam a ser a causar da nossa ruína, pois para mantermos o telhado da felicidade em pé precisamos dos Quatro Pilares. 

Com 3 Pilares o telhado até fica um tempo em pé, mas com o tempo a estrutura dos Pilares vai se enfraquecendo. Com a estrutura abalada, os outros pilares começam e desenvolver rachaduras, o que vai contribuindo para que sua resistência diminua, até que chega o momento em um, pilar se quebra.

Com 2 Pilares fica mais difícil ainda de manter o telhado em pé. Daí em diante começa um processo aonde a pessoa vai se tornando cada vez mais infeliz. É o momento que muitas pessoas começam ter que recorrer a medicamentos controlados para controlar transtornos como:

  1. Depressão,
  2. Síndrome do Pânico,
  3. Medo,
  4. Raiva compulsiva,
  5. Stress,
  6. Ansiedade
  7. Outras doenças de ordem psicológicas.

Quando chegamos neste patamar, geralmente é o momento em que muitos de nós já estamos prontos para reconhecer que existe um problema em nossa vida e resolvemos procurar por ajuda.

Próximo Postulado >