Postulado 2: Busque a felicidade

Busque a Felicidade

Aprendemos ao longo de nossa vida, que tinhamos que lutar para sobreviver e ser feliz. Apesar de nossos esforços para atingir esse objetivo, muitas vezes encontramos o fracasso no lugar do sucesso. Os fracassos em nossa vida podem ter 4 aspectos diferentes. Os quatro aspectos do fracasso estão associados aos  Quatro Pilares de nossa vida:

  1. Saúde Física,
  2. Saúde Mental / Espiritual,
  3. Saúde Emocional / Afetiva,
  4. Realização Pessoal / Profissional.

Em muitos momentos experimentamos uma sensação que podemos chamar de fundo de poço. Esse fundo de poço pode estar associado a qualquer um dos Quatro Pilares de nossa vida.

Dividindo a vida em Quatro Pilares, chegar no fundo do poço é uma sensação que pode acontecer mais de uma vez, afinal podemos experimentar um fundo de poço diferente para cada um dos pilares da vida.

No processo de busca pela tão desejada felicidade, chegar no fundo do poço não significa que você seja um fracassado. Todo ser humano que conseguiu alcançar a verdadeira felicidade um dia passou por esse tipo de experiência. Chegar no fundo do poço é algo natural, que faz parte da vida, pois é por este processo que passamos a avaliar nossos valores e conseguimos crescer como ser humano.

O mais importante na experiência de fundo de poço é quando nós passamos a reavaliar nossa vida e nos perguntamos: Será que o caminho que eu estou buscando para ser feliz, é realmente o caminho que vai me fazer feliz?

O texto abaixo nos ajuda a refletir um pouco sobre os nossos valores sobre felicidade.

Perguntaram ao Dalai Lama: O que mais te surpreende na Humanidade?
E ele respondeu:

Dalai Lama“Os homens … Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro.
E vivem como se nunca fossem morrer. Morrem como se nunca tivessem vivido.”